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Contaminação de óleos e fluidos hidráulicos como isso afeta o seu equipamento

A manutenção dos filtros e fluídos da sua frota consiste em um valor de apenas 3% no custo de aquisição. Este cuidado resulta em muitos benefícios para o operador e para a vida útil do equipamento.

Os fluidos são responsáveis pela lubrificação correta dos componentes, prevenindo atritos. Já os filtros adotam a função crucial de evitar a passagem de detritos, sujeiras e outras impurezas que podem comprometer a integridade do motor.

Conheça todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e entenda a importância deste cuidado para a sua frota.


Conhecendo os tipos de filtros

Cada componente que evita o trânsito de sujeira entre as partes mais sensíveis do equipamento, recebe o nome de filtro. Contudo, existem algumas categorias e definições específicas de filtros, as quais cumprem funções distintas e próprias para cada parte da máquina.

A seguir, vamos abordar detalhadamente cada um desses filtros e explicar a sua importância para o melhor desempenho do equipamento.


Além da proteção: as novas funções da cabine.

Com o passar dos anos, a cabine passou por várias atualizações, visando aprimorar o ambiente de trabalho do operador.

O vidro frontal tornou-se amplo, proporcionando mais visibilidade. Iluminação interna e faróis externos foram adicionados para facilitar as atividades noturnas. 

Outro componente adicionado à cabine foi o ar condicionado. Isso foi um divisor de águas ao combater a ação de temperaturas extremas. 

Além disso, outros modelos e materiais foram produzidos para o assento, tornando o trabalho agradável e menos prejudicial. Tudo isso colaborando para que a ergonomia do ambiente seja favorável ao operador. 

Tudo isso trouxe uma nova realidade ao operador: o aumento de sua produtividade.


Filtros de ar

Esta categoria é responsável pela purificação do ar na cabine e pelo arrefecimento do motor. Esta peça mantém impurezas e detritos longe da câmera de combustão, prevenindo o superaquecimento do motor.

O filtro de ar é muito sensível e precisa ser manuseado cuidadosamente, sendo alocado no ambiente interno reservado para este componente.

Este componente também compõem a cabine do seu operador, sendo responsável pela retenção de partículas nocivas à saúde, como ácaros, bactérias e defensivos agrícolas, prevenindo problemas respiratórios.


Filtros de combustível

Este componente realiza a filtragem do combustível, retendo sujeiras e micro detritos. Esse filtro também separa a água do diesel, sendo um dos motivos do motor manter a sua potência máxima operacional.

Esse item precisa ser trocado seguindo as orientações do fabricante, prevenindo a perda da sua capacidade de peneiração. A negligência com esse cuidado resulta da perda da sua potência, aumento no consumo de combustível e até o travamento do motor.



Filtro e pré-filtro de óleo

Esses filtros são de suma importância para o bom funcionamento de todos os óleos e demais fluidos que percorrem o motor. Ambos componentes precisam ser trocados em todas as trocas ou complementos de óleo no sistema.

Do contrário, os filtros perdem o seu poder de retenção, resultando na borra do motor. Outro problema muito grave decorrente desse problema é a possibilidade do motor fundir-se, devido à ausência de lubrificação.

Pesquisas apontam que 82% das principais falhas mecânicas ocorrem devido à contaminação do óleo. Outro estudo demonstra que apenas meia colher de chá de sujeira pode contaminar até 200 litros de óleo. Portanto, o operador e o mecânico precisam estar atentos com estes componentes. Certificar-se de que ambos não apresentam rachaduras, defeitos e outras avarias é fundamental para garantir o bom funcionamento do maquinário.


Filtro hidráulico

Este componente é responsável por remover impurezas e prevenir a contaminação do sistema hidráulico do equipamento. Portanto, a sua troca deve ser realizada com cautela e conforme as orientações do fabricante.

A desatenção com este filtro pode resultar no mau funcionamento e no comprometimento total do sistema hidráulico do maquinário, ocasionando acidentes e atrasos em suas atividades.


Maiores custos e mais empecilhos durante as suas atividades

O descuido com os filtros aumenta o risco de falhas, superaquecimento e travas devido ao surgimento da temida borra no motor. Isso resulta no aumento de gastos e paradas para manutenção. 

Vale ressaltar que estas interrupções atrasam as suas operações, trazendo consequências negativas para a sua empresa. 


O quê é a borra do motor?

Essa substância trata-se de uma camada espessa de resíduos acumulados, os quais solidificam o óleo e dificultam a sua passagem pelo sistema do motor.

A borra toma conta das galerias internas do componente, prejudicando o seu funcionamento na totalidade, levando até a sua inutilização completa.

Este resíduo surge devido à oxidação ou degradação do motor e a contaminação por fatores externos, como a entrada de detritos e o acúmulo de sujeira.


Trocando o óleo com responsabilidade

Existem duas formas de realizar esta função: através da drenagem ou da sucção. Para cada caso, existe uma técnica específica a ser seguida, a fim de efetuar a tarefa com exatidão. 

Conhecer as principais características de cada alternativa faz toda a diferença no momento de optar entre uma ou outra, sem comprometer a integridade do motor.


Troca por drenagem

Esse procedimento consiste em deixar o reservatório aberto, escoando todo o óleo velho para baixo do cárter. O tempo total de espera para a conclusão desse esvaziamento é de dez minutos.

Graças a esta agilidade, esta é a opção mais escolhida no momento de realizar a limpeza e a troca do óleo. Contudo, recomenda-se a concretização desta opção com o motor quente, afinal o calor ameniza a viscosidade do líquido, fazendo com que ele escorra com mais facilidade do seu reservatório.


Troca por sucção

Como o nome sugere, é necessário utilizar um equipamento de sucção para captar o óleo velho a partir da entrada do reservatório. Essa é a alternativa mais vantajosa, ecológica e rápida, visto que não há o contato direto com o líquido degradado.

Contudo, esta opção deve ser realizada com extrema cautela, afinal é preciso ajustar a pressão do aparelho corretamente, seguindo as especificações do motor. Tal qual a drenagem, também recomenda-se realizar esta tarefa com o motor aquecido.


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