Blog

Ampliando a longevidade do material rodante:
dicas e orientações

Empresas que atuam em diversas áreas do agronegócio e construção civil lidam com equipamentos pesados constantemente. Consequentemente, existe uma série de cuidados e manutenções envolvendo sua rotina. Dentre eles, há o cuidado intrínseco com o material rodante.

Esse componente é de suma importância para garantir o funcionamento do equipamento e a efetividade de suas operações.

Vamos abordar detalhadamente todos os aspectos que precisam de atenção para garantir a longevidade e o bom funcionamento do material rodante, a fim de certificar a eficiência de suas operações.


Benefícios enriquecedores: como a manutenção  preventiva prolonga a vida útil do material rodante

Este componente é o mais afetado pelas operações do cotidiano, afinal a sua  principal atividade envolve a sustentação do equipamento.  

Salientamos também que material rodante pode custar até 30% do valor total da  máquina, portanto o cuidado com esse componente pode fazer toda a diferença no  seu orçamento.  

Negligenciar a manutenção preventiva pode ocasionar falhas inesperadas, panes e  travas mecânicas. Essas situações resultam no aumento de gastos, comprometem  a produtividade e expõem os envolvidos a acidentes.  

Além disso, ao apresentar algum problema no equipamento, a parada torna-se  obrigatória, tendo como consequência o atraso no prazo de suas operações. Isso  gera frustração e quebra de confiança, afetando a relação profissional entre cliente  e empresa.


Identificando sinais claros de desgaste 

A melhor maneira de constatar a incidência da deterioração do material rodante, é  através da sua vistoria diária. Para proteger esse componente, indica-se a atenção  redobrada com algumas peças específicas. 

Tensionamento das Correntes 

Atentar-se com este cuidado pode evitar o seu desgaste prematuro, afinal utilizar as  correntes esticadas demais, pode desgastar as buchas entre 50 a 75% mais  rapidamente do que seguir as instruções do fabricante. 

Peso do equipamento 

Exceder o limite de peso máximo que o equipamento pode carregar, pode fragilizar  o seu sistema rodante, aumentando o consumo de combustível e, além de tudo, pode  comprometer a integridade e a segurança do operador. 

Derrapagem das esteiras 

A maior dica, salientada pelos nossos profissionais, é disseminar a informação e a  conscientização entre os operadores, para que eles manuseiem o equipamento  corretamente. Isso inclui a identificação de determinadas dificuldades em  movimentar o equipamento. 

Por exemplo, caso o maquinário “patine” no solo, isso aumenta a força necessária  para a sua locomoção. Isso aumenta o seu desgaste e os riscos de acidentes,  tombamentos e outros problemas agravantes.  


Mantendo a lubrificação adequada para evitar o atrito

Existem alguns tipos de lubrificantes utilizados em equipamentos pesados e no  próprio material rodante, os quais auxiliam no processo de conservação e  diminuição do atrito entre as peças desse componente. 

Antes de mais nada, precisamos entender a diferença entre a graxa e o óleo, para  identificá-los corretamente e saber onde realizar a sua aplicação. 

Graxa

Este é o lubrificante o qual mais será utilizado no material rolante. Devido à sua  espessura e pegajosidade, a graxa é resistente à água, protegendo as peças contra  o desgaste e a corrosão. Esse ponto é muito encontrado nas buchas, pinos, juntas  universais e rolamentos. 

Óleos  

Os óleos são divididos em três tipos universais: óleo hidráulico, de transmissão e do  motor. A sua consistência é menos pegajosa, porém, é viscosa. Cada categoria de  óleo é responsável pela manutenção e proteção de uma parte do equipamento. 

Para efetuar esta etapa, a qual está completamente ligada à manutenção  preventiva, recomendamos fortemente que o mecânico ou profissional responsável  por essa atividade siga as indicações do fabricante. 


Solução em materiais rodantes é na VEMAP!

Para certificar-se de que a sua frota opere sem preocupações, obtenha peças de  reposição para evitar imprevistos em suas operações.  

Na VEMAP você encontra aro motriz, correntes, rolantes e mais de 60 mil  componentes para garantir o melhor desempenho do maquinário. Todas as peças  disponíveis são de marcas renomadas no mercado, de alta qualidade e durabilidade! Acesse o nosso catálogo e faça o seu pedido.

Acesse o nosso catálogo e faça o seu pedido.



Deixe o seu comentário

A VEMAP está sempre disponível para atendimento online ou presencial em nossas lojas.

Confira todos os nossos canais de atendimento direto!

Matriz: Manaus – Amazonas
Telefone: (92) 3651-6000
Av. Max Teixeira, 1.057 – Col. Santo Antônio
CEP: 69093-770
Abertos das 8h00 às 17h00.
___________________
Filial Boa Vista – Roraima
Telefone: (95) 98405-8807
WhatsApp: (92) 3651-6000
Av. Centenário, 470 – Cinturão Verde
CEP: 69312-377
Abertos das 8h00 às 17h00.
___________________
Filial Santarém – Pará
Telefone: (93) 98417-3178
WhatsApp: (92) 3651-6000
Av. Cuiabá, 2026 – Caranazal
CEP: 68040-400
Abertos das 8h00 às 17h00.